quarta-feira, 22 de abril de 2009

3º off-topic - O olho biónico

Quem me conhece sabe que sou miope desde... sempre.
O ano passado Mr Darwin (à esquerda) acabou com a pouca saúde das minhas "cangalhas" ao sentar-se em cima delas. Uma visita ao oculista comprovou o que eu já sabia: impossível substituir as ditas, pelo menos no actual contexto económico-financeiro.
Em conversa com uma amiga, ela informou-me que o Hospital da Universidade de Coimbra estava a efectuar cirurgias correctoras da miopia e quase sem listas de espera. E que se enviava a "candidatura" por e-mail. Não fiquei muito convencida mas ela lá me mandou os contactos e eu enviei um e-mail para Coimbra com a convicção de que não custa tentar.
Para minha grande, enorme, surpresa, no dia seguinte tinha um e-mail de resposta informando que a minha candidatura tinha sido recebida e que deveria aguardar futuro contacto.
Dois meses depois recebi novo e-mail com a marcação da primeira consulta e todas as indicações sobre o que devia fazer. Como fiquei com algumas dúvidas, enviei novo e-mail e, no dia seguinte, tinha a resposta às minhas dúvidas.
Lá fui ao Hospital da Universidade de Coimbra em Novembro onde fiz uma série de exames (foi uma manhã inteira a fazer testes) que terminaram numa consulta onde me foi explicado (com todos os detalhes) o processo que seria usado e tudo o que poderia correr mal. No fim, a médica perguntou-me porque queria fazer a cirurgia e, após tudo o que me tinha dito, se continuava interessada na operação. Disse-lhe que sim e o meu processo foi aprovado. Fui pagar a consulta e os exames (paguei uns 15€) e saí já com a data da primeira operação (26 de Janeiro de 2009). Umas semanas depois recebi em casa uma confirmação por escrito da marcação da cirurgia.
Para encurtar este romance, lá fui operar o primeiro olhinho em Janeiro, consulta 3 dias depois mais nova consulta uns 40 dias depois e marcação da operação ao segundo olhinho na passada 2ª feira. E agora só preciso de lá voltar amanhã (parece-me que está tudo a correr bem - continuo sem dores - aliás, nunca tive dores, apenas um desconforto provocado pela lente de protecção e que desaparece assim que tiram a dita lente.
Uma informação adicional - ficamos a ver pior ao perto. Como eu já precisava de óculos para ler, não tenho qualquer problema com isso. Só tenho de actualiar a graduação dos óculos de leitura.
Outra informação adicional - cada cirurgia custa 10,40€.




1 comentário:

Ana Maria B disse...

E ainda se diz que o SNS não presta...
Qualquer dia, com as privatizações é que não presta mesmo.